Mitos e Verdades: Aço Galvanizado em Estruturas Fotovoltaicas

Quando se trata de estruturas fotovoltaicas, muitas dúvidas podem surgir a respeito do melhor material utilizado.

Pensando nisso trouxemos alguns Mitos e Verdades sobre as estruturas em Aço Galvanizado e suas explicações técnicas. Veja a seguir:

MITOS

× O alumínio é mais resistente que o aço;

× O alumínio não sofre corrosão;

× O aço galvanizado dura menos que o alumínio.

VERDADES

√ O processo de galvanização é eficaz para proteção do aço, sendo utilizado por mais de seis décadas pelas concessionárias de energia elétrica;

√ Estruturas em aço galvanizado são mais resistentes à esforços mecânicos e cargas de vento do as confeccionadas em alumínio;

√ Estruturas em aço galvanizado são utilizadas em regiões litorâneas;

√ Estruturas em alumínio são passíveis de corrosão.

 

As estruturas solares para telhado colonial devem possuir a menor espessura possível, assim evita-se deslocar as telhas, o que poderia provocar infiltrações. Para esta utilização o aço é mais adequado que o alumínio estrutural, pois sua resistência mecânica é maior e desta forma consegue-se trabalhar com espessuras menores para a mesma resistência.

A simulação de tensão é feita para mapear quais são os pontos críticos, e garantir sua resistência em cenários extremos, chegando a uma carga de 85kg de força. (ex.: sobrecargas de vento).

O acabamento galvanizado torna o aço tão eficiente quanto o alumínio para este tipo de aplicação. Uma prova dessa eficiência é que no mundo todo a maior parte das ferragens utilizadas em redes de transmissão e distribuição de energia são de aço carbono galvanizado. A Romagnole possui sua própria unidade de galvanização a fogo, cujos processos garantem uma camada de zinco suficiente para dar aos produtos 25 anos de garantia em ambiente de corrosão C3, que são as condições encontradas em aproximadamente 80% do território nacional.

Em 60 anos de história, a Romagnole não teve nenhum registro de problemas relacionados à corrosão de seus produtos da linha de ferragens, na qual estão incluídas as estruturas para placas fotovoltaicas. Em outras palavras, a garantia de 25 anos nunca foi requisitada pelos clientes para substituição ou assistência técnica.