Religador vs Disjuntos: Você conhece a diferença?

Diferenças entre Religadores e Disjuntores

Tanto religadores quanto disjuntores são equipamentos muito importantes para subestações elétricas, pois desempenham funções de proteção e controle do sistema elétrico.

Os religadores são utilizados em redes e subestações, abrigadas ou ao tempo.  A principal função do equipamento é proteger e controlar o sistema elétrico em caso de sobrecarga, curtos-circuitos ou falhas em aplicações de até 16kA.

Ele é capaz de detectar esses problemas e desligar automaticamente a corrente elétrica, via telecomando ou comando local com religamento automático.

Além disso, o religador também pode ser utilizado para isolar sistemas elétricos igual às chaves seccionalizadoras. A manutenção dos religadores é recomendada apenas após 10.000 manobras, desde que não atinja o valor I²t recomendado pelo fabricante.

Seus componentes de proteção são integrados e o comando de abertura e fechamento é feito por atuadores magnéticos, fazendo com que ele seja mais rápido do que os disjuntores.

Por outro lado, o disjuntor é um equipamento usado apenas em subestações, que podem ser abrigadas ou ao tempo. O equipamento também tem a função de proteger o sistema elétrico em caso de sobrecarga ou curtos-circuitos.

Seus componentes de proteção (TC’s e TP’s) são compartimentados, ou seja, externos ao equipamento. Ele é capaz de interromper a corrente automaticamente em aplicações inferiores e superiores a 16kA, em um acionamento feito por molas, via comando local e religamento automático via ralé.

Além disso, o disjuntor também pode ser utilizado para controlar a energia elétrica durante a manutenção ou a troca de cargas no sistema elétrico. A manutenção dos disjuntores é recomendada anualmente ou ao atingir um número I²t (quantidade de energia que ele secciona) recomendado pelo fabricante.

Em resumo, o religador e o disjuntor são equipamentos muito importantes em uma subestação elétrica, pois desempenham funções de proteção e controle do sistema elétrico. No entanto, o religador possui mais funcionalidades do que o disjuntor e sua capacidade de manobra sem manutenção é muito superior.

A escolha entre um ou outro é muito relativa, depende da necessidade específica, em alguns casos utiliza-se a combinação dos dois. Se precisar, fale com nosso time de especialistas, conheça o Religador Romagnole e elimine qualquer dúvida na utilização do equipamento.